Nesta quarta-feira, 18, o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos-TO), usou a tribuna para abordar a situação do conflito entre o Hamas e Israel no Oriente Médio e lançou um alerta sobre a crescente desinformação que cerca esse tema.
Ayres destacou que a guerra no Oriente Médio é marcada por uma quantidade impressionante de desinformação, inclusive vinda de parlamentares. Ele enfatizou que, nesta situação, não há mocinhos, mas sim diversos vilões que justificam a guerra sob o pretexto de buscar a paz. “A guerra no Oriente Médio não afeta os poderosos, que conseguem dormir tranquilamente enquanto os inocentes sofrem com a dor das perdas e a destruição de suas vidas. No Brasil, a verdadeira batalha deve ser contra a desinformação e a ignorância que cercam esse conflito”, disse o deputado.
Além disso, Ricardo Ayres fez questão de destacar a importância de evitar generalizações prejudiciais, afirmando que nem todos os palestinos são terroristas. Ele comparou essa generalização à ideia de rotular todos os políticos como corruptos ou todos os cariocas como milicianos ou traficantes. Em seu discurso, Ayres defendeu a necessidade de uma informação precisa, do bom debate e da conciliação para pôr fim a essa guerra, que tem como única vítima a humanidade.
Por fim, o parlamentar destacou a necessidade de abordar esse conflito complexo com sensibilidade, empatia e um compromisso com a busca da paz e da compreensão, evitando preconceitos e desinformação.