Reunião assegura nova sede da OAB em Gurupi com apoio da SPU e atuação de Ricardo Ayres

Em reunião realizada em Brasília, o presidente do Conselho Federal da OAB, Dr. Beto Simonetti, o presidente da seccional Tocantins, Dr. Gedeon Pitaluga, o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos-TO), o secretário de Gestão do Patrimônio da União, Lúcio Geraldo, e o superintendente da SPU no Tocantins, Edy César, discutiram a concessão de um lote de propriedade da União, localizado na região central de Gurupi, destinado à construção da nova sede da subseção da OAB na cidade. A iniciativa, que partiu de um pedido do Dr. Gedeon Pitaluga, foi abraçada pelo deputado Ricardo Ayres, que, em parceria com a SPU, atuou diretamente para garantir a aprovação.

De acordo com Ricardo Ayres, a nova sede de Gurupi não apenas representará um avanço estrutural para a advocacia local, mas também será o projeto piloto para uma iniciativa de âmbito nacional. “A partir de Gurupi, a ideia é expandir a concessão de imóveis da União para a OAB em diferentes municípios brasileiros, democratizando ainda mais o acesso e dando a todos os advogados e advogadas locais o suporte necessário para o exercício de suas funções. Em contrapartida, a OAB se compromete a oferecer serviços jurídicos gratuitos para as comunidades locais, fortalecendo o papel social da entidade”, explicou o deputado.

O presidente da OAB Tocantins, Dr. Gedeon Pitaluga, destacou a importância do projeto. “A interiorização das ações institucionais e sociais da OAB, com o apoio do deputado federal Ricardo Ayres e da SPU, levará assistência jurídica e dignidade à sociedade da região. É um marco que certamente será referência nacional de cooperação entre a OAB e a SPU, garantindo cidadania nas regiões beneficiadas”, disse.

Nova sede
O projeto inclui a Sala Luis Gama, que sediará o programa de assistência jurídica pro bono para os mais carentes e ações de defesa dos direitos humanos e de interesse coletivo. O terreno concedido possui 2.025 metros quadrados, e a área edificada da primeira fase do projeto será de aproximadamente 800 metros quadrados. O espaço contará com um amplo auditório, salas de atendimento presenciais e telepresenciais, ala administrativa, sala OAB 4.0 e uma copa. As obras da nova sede estão previstas para iniciar ainda este ano, com conclusão esperada para o segundo semestre de 2025.

Foto: Raul Spinassé / CFOAB