Saúde em Campo: Ricardo Ayres debate atenção primária à saúde com prefeitos e secretários municipais

Com a presença de representantes de 64 cidades tocantinenses, foi realizado nesta sexta-feira, 5, em Palmas, o Saúde em Campo, evento idealizado pelo deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos-TO), que tem o objetivo de debater com prefeitos e secretários municipais de todo o estado as ações estratégicas para o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde. O secretário de atenção primária à saúde do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes, abordou as principais ações, números e perspectivas da SAPS e do Ministério da Saúde. Neste sábado o evento será realizado em Augustinópolis.

Para Ricardo Ayres essa foi uma excelente oportunidade de discutir as necessidades de cada cidade, colocar pra frente os projetos que estão pendentes na área da saúde, além de dar um aperfeiçoamento técnico aos gestores. “Os servidores do Ministério da Saúde expuseram todos os programas do Governo Federal em andamento, tiraram dúvidas dos secretários e verificaram a situação das propostas que aguardam pagamento. Tudo isso têm elevada importância principalmente ao melhor aproveitamento dos recursos públicos, bem como na ampliação da qualidade do atendimento à população”, disse.

Na oportunidade, o secretário de atenção primária à saúde, Nésio Fernandes, representou a ministra da Saúde, Nísia Trindade. A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações que abrangem a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde. Em resumo, é a principal porta de entrada do SUS. Entre os programas da secretaria está o Mais Médicos, Saúde da Família e Brasil Sorridente.

“Estamos empenhados a cumprir todas as nossas diretrizes, cujo mote principal é auxiliar os municípios na missão de atender a população que tanto precisa dos serviços do SUS. Nossa presença hoje no Tocantins é a prova disso”, externou.

Celso Morais, prefeito de Paraíso do Tocantins, destacou o impacto positivo da iniciativa. “O município é uma entidade federativa autônoma. É o local onde as pessoas residem e onde tudo acontece. Onde a Dona Maria procura o médico e o Seu João vai ao hospital em busca de medicamentos e atendimento. Com uma administração mais eficiente, estratégias de planejamento bem estruturadas e organização adequada, é possível atender melhor às necessidades da população”, ponderou o gestor.

Apoio e agenda
O Saúde em Campo foi organizado pelo deputado Ricardo Ayres com o apoio do Ministério da Saúde, do Governo do Estado do Tocantins, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins, da OAB-TO e dos consórcios do Bico do Papagaio e do Vale do Araguaia. Neste sábado, 6, o evento será realizado em Augustinópolis.

Presenças
Além de dezenas de prefeitos e secretários municipais de saúde, esteve presente o secretário de Saúde do Tocantins, Afonso Piva, o deputado estadual Gutierres Torquato, o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins, Rondinelly Souza, a superintendente interina do ministério da Saúde no Tocantins, Ivanezilia Noleto, o presidente da Associação Tocantinense dos Municípios e prefeito de Talismã, Diogo Borges, o presidente do Consórcio de Municípios do Vale do Araguaia e prefeito de Marianópolis, Isaias Piagem, e representando a OAB-TO, a Dra. Bruna Correia.